Seja bem-vindo
Milhã,02/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Sepultamento do papa Francisco reúne 400 mil pessoas em Roma

Cerimônia contou com a participação de milhares de fiéis e dignitários, destacando a relevância do pontífice na Igreja e na sociedade.


Sepultamento do papa Francisco reúne 400 mil pessoas em Roma O corpo do papa Francisco é levado em cortejo após a missa de exéquias na Praça de São Pedro, onde milhares de fiéis prestaram suas últimas homenagens. — Foto: Remo Casilli/Reuters

O sepultamento do papa Francisco ocorreu na basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, neste sábado, 26, com a presença de um público expressivo. De acordo com o ministro do Interior da Itália, Matteo Piantedosi, cerca de 400 mil pessoas participaram do evento. Desses, aproximadamente 250 mil estavam na Praça de São Pedro, enquanto outras 150 mil acompanharam as homenagens nas ruas adjacentes.



Na madrugada do mesmo dia, muitos fiéis já se encontravam nos arredores do vaticano, com alguns optando por pernoitar nas proximidades para garantir sua presença na cerimônia. À luz das estimativas de Piantedosi, a participação superou as expectativas em volume.



A cerimônia de sepultamento teve início às 13h (local) e durou cerca de 30 minutos. O rito foi conduzido pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell, e, por se tratar de um momento íntimo, a cerimônia não foi transmitida ao público, que se restringiu a familiares e sacerdotes.



Após a missa de exéquias, celebrada na Praça de São Pedro pelo cardeal Giovanni Battista Re, o caixão foi levado em um cortejo pela cidade. O trajeto incluiu paradas em locais de importância histórica, como o Coliseu, o Fórum Romano e a Igreja Il Gesù, onde o pontífice foi acolhido com flores brancas trazidas por crianças.



Papa Francisco faleceu na última segunda-feira, 21, aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral e também de insuficiência cardíaca. O dia de seu sepultamento marca também o início do Novendiali, um período de nove dias de luto e orações dedicados ao Pontífice.



Cerca de 50 chefes de Estado, incluindo o presidente Lula e o ex-presidente americano Donald Trump, estiveram presentes na missa. O Rosário será rezado logo mais às 16h (21h em Roma), em frente à Basílica de Santa Maria Maggiore, e o túmulo do papa estará aberto à visitação pública a partir de domingo, 27.




COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.