Metade da população brasileira reduz o consumo de álcool, revela pesquisa do Datafolha
Redução no consumo de álcool reflete mudanças de hábitos na população brasileira, com 53% dos consumidores diminuindo a ingestão nos últimos doze meses.

A recente pesquisa do Datafolha, divulgada no último sábado (3), revela uma tendência significativa entre os brasileiros no que diz respeito ao consumo de álcool. De acordo com os dados, metade da população entrevistada afirma ter reduzido a ingestão de bebidas alcoólicas ao longo do último ano.
O levantamento indica que 51% dos brasileiros consomem álcool, enquanto 49% afirmam não beber. Entre os que costumam ingerir bebidas alcoólicas, 53% relatam uma diminuição na quantidade consumida, por outro lado, 12% disseram que aumentaram o consumo, e 35% assessoram que não houve alteração em seus hábitos.
A pesquisa envolveu 1.912 entrevistados em 113 municípios ao longo dos dias 8 a 11 de abril, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os dados também mostram que apenas 20% dos respondentes consomem álcool uma ou duas vezes por semana, enquanto 13% optam por beber mensalmente. Além disso, 10% afirmaram que consomem álcool a cada 15 dias. Apenas 3% dos entrevistados relataram ingerir bebidas alcoólicas de 3 a 4 vezes na semana ou de 5 a 7 dias na semana.
Em termos de consumo médio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que os brasileiros apresentam uma média anual de 7,7 litros de álcool por pessoa. Quando questionados sobre o consumo na semana anterior à pesquisa, 36% dos brasileiros informaram que não beberam, enquanto 19% consumiram até duas doses, e somente 10% afirmaram ter ingerido 11 ou mais doses.
É importante ressaltar que, para o Datafolha, uma dose é definida como um copo, lata, taça ou drinque de bebida alcoólica.
COMENTÁRIOS