Balsa entre Araguacema e Santa Maria das Barreiras volta a operar após adequações de segurança
Embarcação ficou parada por irregularidades na habilitação do condutor e agora retoma operações com atendimento contínuo em casos de emergência.

A balsa que realiza a travessia entre os municípios de Araguacema (TO) e Santa Maria das Barreiras (PA) está novamente em operação. A retomada dos serviços ocorreu após algumas adequações quando a embarcação foi parada por uma fiscalização da Marinha do Brasil, que detectou que o responsável pela condução da balsa não possuía a habilitação adequada.
A inspeção foi conduzida no dia 29 de abril, resultando na suspensão das atividades até que as exigências fossem cumpridas. Atualmente, a balsa opera regularmente das 6h às 18h, e, em caso de emergência, oferece atendimento contínuo por 24 horas para serviços essenciais.
Para que a travessia fosse reiniciada, a empresa Pipes, responsável pela embarcação, teve que providenciar um condutor com a habilitação mínima de Marinheiro Fluvial de Convés — Nível 3. A fiscalização constatou que o condutor anterior possuía apenas a habilitação de Nível 1, o que não atendia às exigências do Cartão de Tripulação de Segurança para operar a balsa.
A empresa Pipes comunicou que fez uma solicitação à Marinha para que novos funcionários possam receber a devida capacitação para a habilitação de Nível 3. É importante ressaltar que esse curso é oferecido pela Marinha apenas uma vez ao ano e tem uma duração de três meses.
Com essa formação, a empresa espera garantir a conformidade com as normas de segurança, assegurando a continuidade das operações na travessia entre os estados.
COMENTÁRIOS