Seja bem-vindo
Milhã,17/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Brasil detecta foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul e suspende exportações de carne de frango

Detecção de gripe aviária em granja do estado gera suspensão de exportações, mas pode beneficiar preços internos do frango.


Brasil detecta foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul e suspende exportações de carne de frango Ministro da Agricultura, Carlos Favaro, anuncia medidas após confirmação do primeiro caso de gripe aviária em granja no Rio Grande do Sul — Foto: Reprodução/Ministério da Agricultura

O Ministério da Agricultura confirmou a detecção de um foco de gripe aviária em uma granja comercial localizada no Rio Grande do Sul, levando a uma suspensão temporária das importações de carne de frango brasileira por diversos países. Este evento, embora possa inicialmente afetar o mercado externo, pode trazer vantagens para o consumidor local.



A autoridade agrícola enfatiza que a doença não representa risco ao consumo, uma vez que não se transmite por meio da carne de aves ou ovos. As medidas de suspensão foram tomadas como precaução para evitar eventuais contaminações nas carcaças de aves. Economistas apontam que a queda nas exportações pode aumentar a oferta doméstica, resultando em uma possível redução de preços, ainda que a previsibilidade de duração dessa queda seja breve.



O ministro da Agricultura, Carlos Favaro, reconheceu a situação, ressaltando que, apesar de não ser ideal celebrar uma crise, o Brasil poderá ter um excesso de oferta de frango por um período limitado, o que pode pressionar os preços para baixo. Desde o início do ano, os preços do frango e dos ovos têm mostrado altas consecutivas, com um aumento superior a 40% no valor dos ovos apenas em fevereiro.



Como o Brasil se posiciona como o maior exportador de carne de frango do mundo, o impacto é substancial, especialmente com países como a China e membros da União Europeia suspendendo suas compras. O estado do Rio Grande do Sul, que foi o local da contaminação, é o terceiro maior produtor e exportador de carne de frango do Brasil.



Até abril, o índice de preços mostrou uma alta de 12,21% para o frango em pedaços, enquanto a ave inteira teve um aumento de 9,16%. Agora, com o foco de gripe aviária, a expectativa é que essa subida possa ser contida, dependendo da eficácia das restrições de exportação e do controle da doença nas aves no Brasil.



Entretanto, especialistas alertam que, mesmo com a possibilidade de redução nos preços, o impacto poderá ser temporário, com as restrições prevista para durar entre 30 e 60 dias. O analista Fernando Henrique Iglesias acredita que os rigorosos protocolos de biosseguridade do Brasil evitarão a propagação do vírus.



Além do frango, o mercado de ovos também poderá ser afetado, considerando sua recente escalada de preços, que foi de 16,74% nos últimos 12 meses. O aumento foi influenciado por fatores como o custo do milho e a demanda sazonal. Contudo, como o Brasil exporta menos de 1% de sua produção de ovos, essa questão não deve se refletir substancialmente no mercado interno.



O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada apontou que a suspensão das compras pode impactar levemente o mercado de carnes suínas e bovinas, à medida que os consumidores buscam alternativas. No entanto, a troca entre carnes é um tema controverso, visto que muitos consumidores mantêm suas preferências por determinadas proteínas.



O cenário futuro no mercado de exportação apresenta desafios, mas os especialistas concordam que não existem substitutos viáveis para o frango brasileiro. Com preços competitivos e uma produção que atende à demanda de 151 países, a expectativa é de que o Brasil mantenha boas vendas, mesmo frente a essas dificuldades temporárias.



As medidas corretivas e a agilidade em sanear a granja afetada são cruciais. As experiências passadas, como o surto nos Estados Unidos que afetou severamente sua oferta de ovos, reforçam a importância de um controle rigoroso.




COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.